top of page

Curso de escrita: por que você deveria pensar seriamente em fazer um?


A escrita nas redes sociais

Não começamos 1º de janeiro pensando: "deste ano não passa, preciso fazer um curso de escrita!”. Essa necessidade, no entanto, é cada vez mais urgente, já que a escrita nunca esteve tão em evidência como agora, na era das redes sociais.

Uma das razões pelas quais você deveria pensar seriamente em fazer um curso de escrita é que nos construimos e nos apresentamos ao mundo por meio da linguagem. Quando, por exemplo, estou em um encontro com alguns amigos e somos apresentados a Fulano, analisamos seu discurso. Se o fulano nos diz uma porção de bobagens, percebemos seus deslizes e, por vezes, comentamos com alguns amigos mais próximos que Fulano é "um idiota". Até poucos anos, Fulano se tornaria "o idiota” para uma porção pequena de amigos que compunham um círculo de amizades. Na era das redes sociais, quando tomamos a língua e falamos coisas sobre nós, corremos um grande risco de nos tornarmos “o idiota” para uma porção inimaginável de pessoas. E, aqui, estamos tratando apenas de relações mais superficiais. Expanda a discussão para o campo profissional ou amoroso e calcule o risco de não manejar bem a língua no seu Facebook ou Whatsapp.

Por que fazer um curso de escrita no Instituto Língua Portuguesa?

O cenário do ensino de escrita no país é caótico. É inexplicável que ainda vigore uma estrutura de aulas de língua materna (e, também, de língua estrangeira) muito focada nas formas, e pouco (ou nada) na produção de conteúdo. Por essa razão, lemos inúmeras redações de vestibulares que nada dizem, textos jornalísticos revestidos em formas rebuscadas e vazios de sentido, perfis sociais vexatórios e e-mails que fazem clientes e empregadores colocarem em cheque a credibilidade de quem escreve. O curso de escrita do Instituto Língua Portuguesa ensina a escrever por meio de um método simples e sem formulismos gramaticais, o qual já vem sendo utilizado nos cursos de letras, jornalismo e publicidade da UFRGS há muitos anos. No Módulo de Escrita I, você irá aprender algo que provavelmente não lhe ensinaram nas aulas de redação na escola: operar as formas da língua para que elas produzam sentido e sejam atrativas para o interlocutor (faça uma aula grátis). Seus escritos rapidamente irão de um "Foi ferido" para um "Cortaram-lhe a cara com uma navalha enferrujada”. Faz diferença, não?

Onde e quais cursos de escrita são oferecidos pelo Instituto Língua Portuguesa?

Os cursos de escrita do Instituto Língua Portuguesa são oferecidos dentro da escola de idiomas Mais Língua Concept, localizada em Canoas. São ofertados os módulos: Escrita I, Escrita II, Redação de Vestibular, Textos Jurídicos e Judiciários, Redação de Concursos Públicos e Textos Acadêmicos. No próximo semestre, os cursos de inglês e espanhol do Mais Língua Concept terão aulas especiais de escrita com os professores do Instituto Língua Portuguesa.

Ainda tem dúvidas se vale a pena fazer um curso de escrita? Então não deixe de comentar nosso post e participar das aulas experimentais do Módulo Escrita I (confira os dias e horários aqui). Vale como um exercício de escrita e, também, de autoconhecimento.

Posts em destaque
Arquivo
Busque pelas tags
Acompanhe-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
RSS Feed
bottom of page