Aprender inglês rápido

September 19, 2017

 

Um dos fenômenos mais comuns na grande maioria dos cursos de inglês é a desistência no primeiro semestre de curso. As pessoas querem resultados rápidos e, em função disso, acabam se desestimulando com o lento processo que é a aquisição de uma língua estrangeira de outra família que a nossa língua materna: como é o caso do inglês. 

 

Você chegou até aqui para saber: é possível aprender inglês rápido? A primeira resposta a essa pergunta é: depende. Ainda que as pessoas comecem no nível inicial do curso de inglês, praticamente toda a população já tem uma história prévia com a língua, seja pelo ensino escolar, seja pelo amplo domínio que a cultura norte-americana exerce em todos nós. O inglês é língua curricular de todas as escolas e ouvimos, lemos e assistimos cultura norte-americana praticamente todos os dias. Assim, na dinâmica dos cursos de inglês, invariavelmente os alunos evoluem de forma desigual.

 

Tudo isso é para dizer que alguns alunos, sim, aprendem de forma “rápida” enquanto outros levam mais tempo. A questão é que esse "aprender rápido" não foi tão rápido assim. A pessoa que aprendeu inglês rápido, provavelmente, escutava muita música em inglês, assistia a muitos seriados e filmes, jogava muito videogame ou, simplesmente, era um aluno com mais “cultura de estudo” que os seus outros colegas. Então, esse aprendizado não foi miraculosamente rápido. Apenas o tempo de instrução formal desse aluno foi menor pois já praticava a língua de outras formas.

 

Falar é realmente o que mais importa nas aulas de inglês? 

 

Aponto essas questões para entrar no mérito mais cientifico da questão. Os estudos sobre aquisição de segunda língua indicam que um falante de uma língua latina leva em média de 2,5 a 5 anos para aprender uma família de línguas germânicas (como é o caso do inglês). Assim, não existe milagre: ou você passa por esse período em uma escola de idiomas ou antecipa seus estudos de maneira autodidata. Caso você não deseje passar todo esse tempo em uma escola de idiomas, provavelmente terá que ter uma coisa que nem todos têm: capacidade de estudar e aprender sozinho. Se você tem esse perfil, a internet e os seriados serão seus melhores aliados. Há uma infinidade de blogs, canais no youtube, milhares de músicas e seriados que irão acelerar demais seu processo de aquisição. Obviamente, quanto mais tempo você dedicar a essa tarefa, mais rapidamente terá resultados. 

 

No entanto, é importante entender que o período de acomodação do inglês não é tão rápido como algumas escolas e professores online anunciam. Você poderá me dizer que “Fulano, sim, aprendeu inglês em casa sozinho em dois meses e ele jura que pode ensinar como fazer isso”. Sobre isso, simplesmente diria que Mozart escreveu sua primeira sinfonia aos 4 anos, Pelé fez mil gols e Fernando Pessoa criou mais de vinte heterônimos. Ou seja, estamos falando das exceções, não da regra. Saber disso é a forma mais segura de você persistir em seus estudos e não desistir nos primeiros meses de curso ou de aprendizado online.


A segunda questão que se impõe nesse post é quão rápido eu adquiro determinado nível. Isso porque é muito relativo dizer que aprendi rápido o inglês. Na verdade é importante saber quanto você aprendeu em determinado período de tempo. Para orientar essa questão, existe o CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas). Esse marco define níveis de diversas línguas que vão desde um falante A1 até C2. Ou seja, você pode aprender rapidamente até um B1, mas poderá levar anos para chegar em um nível C2. Para testar seu nível, as certificações internacionais são ótimas opções (em breve, escreveremos um post sobre elas).

 

Como escolher um curso de inglês? 

 

Por fim, é muito importante ponderarmos todas essas questões quando pensamos no “aprender inglês rápido”. Essa promessa tem muitas armadilhas, sendo a maior delas cursos que prometem o milagre de você aprender inglês em seis meses. Fuja dessas promessas e balize sempre seu desenvolvimento com a língua por você mesmo, não por Fulano ou Beltrano. Temos nosso próprio tempo e ele precisa ser respeitado para que possamos perseverar e alcançar nosso objetivo maior: falar inglês (no nosso tempo).

 

Se gostou do post, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos! 

Please reload

Posts em destaque

September 19, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Busque pelas tags
Please reload

Acompanhe-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
RSS Feed

Cursos Especiais

Toefl e Ielts

Conversação

 

UNIDADE MARECHAL RONDON

São Pedro, 420
Marechal Rondon - Canoas

51 3059.0571 

51 98323.8884 (WhatsApp)

contato@maislingua.com.br

UNIDADE RIO BRANCO

Henrique Dias, 62
Rio Branco - Canoas

51 3466.3914 

51 98323.8884 (WhatsApp)

contato@maislingua.com.br

UNIDADE CENTRO

Gov. Roberto Silveira, 21
Centro - Canoas

51 3939.6717 

51 98323.8884 (WhatsApp)

contato@maislingua.com.br

ATENDIMENTO

De segunda a sexta
09:00 - 12:00  

14:00 - 19:00

Sábados

09:00 - 12:00