Curso de inglês: sua importância antes, durante e depois da universidade

 

Todos aqueles que vislumbram ter um futuro profissional e acadêmico de sucesso precisam entender por que fazer um curso de inglês é fundamental para o antes, o durante e o depois da universidade. 
 

A importância do curso de inglês no PERÍODO PRÉ-UNIVERSITÁRIO 


As universidades, em especial as federais, nos últimos anos, têm transformado suas provas de inglês do vestibular em verdadeiras provas de proficiência de língua inglesa. Isso significa que, ao contrário do que era antigamente, não basta ter um conhecimento básico de inglês e alguns "truques na manga" para se obter uma boa pontuação nos dias de hoje. Ou seja, o pré-vestibulando precisa, realmente, saber inglês (ou outro idioma) se deseja ter sucesso nessa etapa do processo de avaliação.

 

No último concurso vestibular da UFRGS, a título de exemplo, a média da prova de inglês foi, assustadoramente, 8,94. Valor que superou em nível de dificuldade as tradicionais provas de matemática (10,02) e biologia (8,99) e ficou muito próximo das provas de física (7,04) e química (8,83). A média da prova de português, no mesmo concurso, foi 14,16. Tal dado, primeiro, nos confirma o aumento da dificuldade da prova e, segundo, nos mostra uma das consequências de se viver num país em que menos de 7% da população fala uma língua estrangeira. 

 

Nossos cursos de inglês preparam você para a universidade

Uma das justificativas para o aumento da dificuldade das provas é que as universidades federais - mais do que formar profissionais - buscam, acima de tudo, formar pesquisadores capazes de aprimorar suas áreas de conhecimento. E, para esse propósito, ter alunos que dominem uma língua estrangeira faz toda a diferença, já que esses estudantes podem ler autores no original e ter acesso a traduções, em muitos casos, melhores do que as que temos em português. Em face desses elementos, fica um pouco mais fácil entender por que cursos como psicologia, direito, medicina, matemática e tantos outros têm peso 2 no vestibular da UFRGS.


A importância do curso de inglês DURANTE A UNIVERSIDADE

Além do grande diferencial acadêmico que você terá podendo ler autores no original e tendo acesso a melhores traduções, dominar uma língua estrangeira é pré-requisito para você concorrer a bolsas de estudo para cursar parte da sua graduação no exterior.

Case de sucesso: como Cristian Lopes conseguiu uma bolsa de estudos em Paris

A importância de uma experiência como essa será tema de um futuro post. No entanto, não é difícil calcular o acréscimo acadêmico - e de vida - que é estudar nas melhores universidades do mundo. Programas como o BRAFFITEC e o Ciência Sem Fronteiras estão disponibilizando bolsas para alunos de graduação (até pouco tempo,  as bolsas eram quase uma exclusividade para alunos de pós-graduação).

 

Infelizmente, o processo de aquisição de uma segunda língua é um projeto de médio prazo. Ou seja, se você esperar ingressar na universidade para começar a fazer um curso de inglês, provavelamente, perderá para concorrentes que já estão aptos para fazer as certificações internacionais exigidas pelas universidades de fora do país para o ingresso nos seus cursos de graduação.

 

Conheça nossos preparatórios para as certificações internacionais 

 

A importância do curso de inglês para o DEPOIS DA UNIVERSIDADE

 

Estar em dia com o inglês no periódo "pós-universitário" nos habilita, por exemplo, a ingressar em um Mestrado. Como quase todos sabem, para concluir uma graduação stricto sensu (como é o Mestrado) é necessário realizar uma prova de proficiência de língua. Para o Doutorado, são necessárias duas certificações de língua estrangeira. Ou seja, sua vida acadêmica pode ser abreviada se você não dominar, pelo menos, mais um idioma além do português.

 

Entenda os quatro níveis da pós-graduação: Brasil e exterior

 

No entanto, a experiência mais rica e fascinante que podemos ter depois de concluir a graduação é fazer uma pós-graduação fora do país. Para ela, obviamente, nosso inglês precisa estar mais do que afiado. Nosso professor e consultor para processos de imigração e intercâmbios, Guilherme D. Garcia, escreveu um eBook no qual, detalhadamente, nos dá todos os passos para se viver esta experiência. 

 

Baixe grátis o eBook "como fazer uma pós-graduação fora do país" 

 

Guilherme D. Garcia, divagando sobre as razões para estudar fora do país, nos diz: "Quanto melhor for o seu currículo, mais opções você terá. Com um currículo internacionalizado, você pode pensar em trabalhar em virtualmente qualquer país. Ou seja, se você estudar em universidades que são conhecidas em diversos países, seu currículo será facilmente reconhecido e valorizado dentro e fora do Canadá, por exemplo. Isso significa que você terá mais liberdade profissional. Imagine que você não necessariamente queira ficar no Canadá depois de seus estudos. Ao mesmo tempo, você não quer mais voltar ao Brasil. Sem problemas: com um Mestrado ou PhD de uma universidade renomada, não será difícil trabalhar em outros países: o mundo todo será uma opção."  

Please reload

Posts em destaque

September 19, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Busque pelas tags
Please reload

Acompanhe-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
RSS Feed

Cursos Especiais

Toefl e Ielts

Conversação

 

UNIDADE MARECHAL RONDON

São Pedro, 420
Marechal Rondon - Canoas

51 3059.0571 

51 98323.8884 (WhatsApp)

contato@maislingua.com.br

UNIDADE RIO BRANCO

Henrique Dias, 62
Rio Branco - Canoas

51 3466.3914 

51 98323.8884 (WhatsApp)

contato@maislingua.com.br

UNIDADE CENTRO

Gov. Roberto Silveira, 21
Centro - Canoas

51 3939.6717 

51 98323.8884 (WhatsApp)

contato@maislingua.com.br

ATENDIMENTO

De segunda a sexta
09:00 - 12:00  

14:00 - 19:00

Sábados

09:00 - 12:00